Neste post, você vai descobrir se a sua empresa pode pedir o Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, onde dá para aplicar o recurso extra, o valor da taxa de juros, quais bancos liberam o valor, entre outras informações.
Isso porque a gente listou as principais dúvidas sobre a linha de crédito. Nosso objetivo é ajudar você, que é microempreendedor ou dono de um pequeno e médio negócio, a entender mais sobre o programa. Tire suas dúvidas a seguir.
1) O que é o Pronampe?
Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) criado pelo Governo para ajudar o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.
2) Quais empresas podem solicitar o crédito?
Podem participar as seguintes modalidades de empresa:
- Microempresas, com faturamento até R$ 360 mil;
- Empresas de Pequeno Porte, com faturamento até R$ 4,8 milhões;
- Microempreendedores Individuais.
Além disso, o limite do empréstimo é equivalente a 30% do faturamento da empresa, no ano de 2019. Para empresas com menos de um ano de funcionamento, o limite de empréstimo será de até 50% do capital social ou até 30% da média do faturamento mensal, o que for mais vantajoso.
3) Quais as taxas de juros?
A taxa de juros máxima é igual a Selic + 1,25% ao ano. Hoje, um total de 4,25%/ano. O prazo para o pagamento é de 36 meses e carência de 8 meses para começar a pagar.
4) Onde a empresa pode aplicar a quantia extra?
Quem adere ao Pronampe pode realizar diversos investimentos, como a compra de máquinas, equipamentos, matérias-primas e mercadorias, realizar reformas, pagar salário de funcionários e contas de água, luz, aluguel. Só não vale usar o recurso para distribuir lucros e dividendos entre os sócios do negócio.
5) Como sei que a minha empresa pode ter acesso ao crédito?
A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) está fornecendo informações por meio de comunicados, que são enviados para o Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), para as optantes do simples nacional, e na Caixa Postal localizada no Portal e-Cac, para as não optantes.
6) O que é obrigatório antes de solicitar o Pronampe?
Manter o número de empregados antes da publicação da lei 13.999/2020 (19/05/2020) e até 60 dias após o recebimento da última parcela do empréstimo. Além disso, qualquer informação fake implicará o vencimento antecipado da dívida pela instituição financeira.
7) Minha empresa tem cadastro negativo e está inadimplente. Consigo solicitar o crédito?
As instituições financeiras podem negar o crédito. Caso seja o seu caso, é possível regularizar a situação e pedir uma nova análise. A Seteco conta com uma equipe especializada que pode ajudar sua empresa.
Entre todas as linhas de crédito anunciadas pelo Governo, o Pronampe tem se mostrado bastante interessante ao micro, pequeno e médio empresário, uma vez que a taxa de juros é baixa e o crédito facilitado. Por isso é uma boa opção de capital de giro para pagamento de funcionários, organizar o estoque e organizar a casa.
Agora antes de você aderir ao crédito, que tal conversar com um especialista? Manter a contabilidade em dia é importante para avaliar as reais condições da empresa. Organizar estoques e fazer promoções pode ser uma saída, antes mesmo de acumular ainda mais uma dívida.
Com informações do Sebrae.