A Reforma Tributária tem sido destaque nos jornais desde o começo do ano e ganhou ainda mais espaço nas últimas semanas. Além de ser um dos principais desafios do governo, junto com a Reforma da Previdência, ela deve apresentar uma série de mudanças significativas para os empresários brasileiros. Será que a sua empresa está preparada?
A Seteco presta consultoria completa para companhias que precisam de uma contabilidade especializada no seu negócio e descomplica os processos com atuação sob medida. Dúvidas de como se preparar para a Reforma Tributária? Fale conosco!
Reforma tributária: o que vem por aí?
Com um cenário de tantas mudanças previstas, a palavra de ordem para os empresários é planejamento. O primeiro passo é reconhecer o momento atual e realizar um diagnóstico do peso dos tributos no demonstrativo de resultados da empresa.
A outra dica é responder algumas questões para levantar dados que servirão de base para o desenvolvimento de uma estratégia que ajudará a minimizar os impactos da Reforma Tributária no negócio:
- Qual é a atual carga tributária da empresa?
- Quanto a companhia paga de cada imposto?
- Qual é o real impacto dos impostos nos resultados da empresa?
- A empresa consegue se creditar de tudo o que é possível?
- Possui algum benefício fiscal?
Depois disso, será preciso lidar com as especulações. Enquanto a proposta final do governo para a Reforma Tributária não é apresentada, fica difícil ter real noção do que está por vir. Algumas novidades que podem surgir são: unificação de diversos tributos indiretos e do PIS e COFINS (desconsiderando de sua base o ICMS e o ISS), menor alíquota de IRPJ e CSLL, tributação de movimentação bancária (semelhante à CPMF), entre outras.
Pensar neste cenário especulativo pode ser um exercício interessante para os empresários neste momento. Para isto, é importante contar com o auxílio de profissionais contábeis. Eles terão expertise para adequar a realidade do negócio às novas imposições do governo, sem perder margens e levando em consideração a sustentabilidade da empresa.
Independente da Reforma Tributária, os pontos anteriores merecem atenção o ano todo, pois são importantes para manter um planejamento tributário correto e pensar em estratégias que agreguem ao futuro do negócio.