A qualificação de fornecedores é um ponto importante para a gestão da empresa, pois para que ela seja reconhecida pelo seu nível de excelência, os produtos e serviços oferecidos devem ser de qualidade, o que significa que os fornecedores precisam estar alinhados à estratégia da sua organização.
Como já falamos no blog, a implantação da EFD-Reinf, Escrituração Fiscal Digital, módulo do SPED complementar ao eSocial, afetou ainda mais o processo de qualificação de fornecedores de serviço. Mais do que nunca é necessário dedicar uma atenção especial em relação ao tratamento fiscal destes parceiros.
Muitas empresas não têm este cuidado e transferem o ônus do controle para a contabilidade. A Seteco possui uma equipe multidisciplinar pronta para assessorar seu negócio de forma personalizada! Para saber mais, fale conosco!
Abaixo, listamos os pontos de destaque para avaliação e qualificação de fornecedores:
Qualificação
Para que os resultados (serviços e produtos) entregues aos seus clientes sejam positivos, os fornecedores também devem ser qualificados.
Uma forma é aplicar um questionário com os critérios que você considera mais relevantes. Caso ele obtenha uma pontuação maior que 80%, por exemplo, está habilitado, e abaixo de 50%, desclassificado.
Alguns questionamentos importantes:
– O fornecedor possui algum certificado de qualidade e segue suas normas?
– Oferece assistência técnica onde a sua empresa atua?
– Fornece garantia para defeitos de fabricação?
– O CNPJ do fornecedor está ativo e com regularidade fiscal atualizada?
Estabilidade financeira na qualificação de fornecedores
É imprescindível avaliar há quanto tempo o fornecedor está em atividade, se possui restrições financeiras, fiscais, ou mesmo processos judiciais.
Checar a estabilidade do seu futuro parceiro é muito importante para a ter segurança de que ele continuará prestando serviços ou entregando os produtos necessários para a sua empresa, já que a intenção é fechar um contrato a longo prazo.
Desempenho operacional
Durante o processo de qualificação de fornecedores, a performance do parceiro é um requisito obrigatório e que deve ser constantemente avaliado. Para isso, você pode utilizar indicadores de performance que podem ser estabelecidos de acordo com critérios importantes para sua empresa, como: qualidade dos produtos, pontualidade nas entregas, tempo de resposta nas demandas e flexibilidade nas solicitações.
Práticas e processos de gestão
Os processos e as práticas de gestão adotados pelo fornecedor são cruciais para que o relacionamento com a companhia seja duradouro.
Um fornecedor bem gerenciado oferece produtos de valor mais alto, dentro do prazo e de acordo com o solicitado.
Aquisição do produto ou serviço e cotação
A compra de qualquer produto precisa ser feita por meio de um pedido. Nesse documento devem ser especificados todos os detalhes, como: quantidade, característica, formato, etc. Trata-se de um passo importante na qualificação de fornecedores.
Também é fundamental a realização de cotação envolvendo um número definido de participantes. O processo garante uma pesquisa de preços e comparação de estruturas, a fim de escolher o fornecedor mais adequado para a empresa, tanto no aspecto financeiro como de qualidade.
Não esqueça de checar todos os dados que garantem regularidade fiscal (certidões negativas), relação com a Receita Federal (regime tributário) e confirmar se as retenções devidas e seus respectivos percentuais estão sendo praticados corretamente pelo fornecedor.
Além disso, é recomendável que as pesquisas de referências técnicas e comerciais sejam sempre realizadas pelo contratante.