Por que é importante ter um papel institucional e marca pessoal?
Construir uma boa reputação é importante para que as pessoas tenham confiança e enxerguem a sua marca de maneira positiva. Nesse sentido, todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, precisam zelar e desenvolver estratégias para ter uma excelente imagem institucional e se manter competitivas.
A mesma lógica se aplica ao empresário ou empreendedor. Quando é reconhecido no mercado ou conquista o status de especialista na área, ele constrói um papel institucional que só traz benefícios como profissional e ainda impulsiona o seu negócio.
Participar constantemente de entidades representativas é um dos caminhos para a construção de um papel institucional sólido. Contador e empresário do segmento há 55 anos, José Maria Chapina Alcazar é sócio-fundador e diretor presidente da Seteco e da Asplan. Foi presidente do SESCON e AESCON de 2007 a 2012 e atualmente é vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), onde na quinta, 21 de fevereiro, concorre ao cargo de presidência pela chapa RENOVA ACSP.
“Nosso objetivo é reconquistar o protagonismo e resgatar a forte presença da ACSP como uma das entidades líderes na sociedade. Sem o uso político partidário da Associação e zelando por novos negócios e oportunidades para os associados”, explica Chapina.
Ele completa falando sobre a importância de se manter atuante em entidades de classe. “Ao longo dos anos, despertei o interesse de algumas Associações e Federações por sempre buscar uma visibilidade institucional em defesa do segmento das pequenas e médias empresas, além de apoiar boas práticas de contabilidade e gestão. Isto teve um impacto quase que direto no sucesso dos meus negócios e o resultado foi muito além de me deixar conhecido”.
Somado ao trabalho árduo de construção de reputação e qualidade de entregas personalizadas, o seu destaque ajudou a fazer da Seteco e Asplan atuais referências nos mercados em que atuam. Hoje, a identidade das empresas está diretamente ligada ao perfil de José Maria Chapina Alcazar, que pode-se dizer, tornou-se uma marca pessoal, outra estratégia interessante para alavancar seu negócio.
A construção de uma marca pessoal sólida traz benefícios como atração de clientes e criação de bases concretas para o desenvolvimento de uma empresa, mas exige esforço, dedicação e foco em estabelecer laços importantes e criar soluções de valor para o seu público.
Seja através do perfil institucional ou da marca pessoal, o mais importante é seguir estratégias capazes de impulsionar a empresa com credibilidade e contar sempre com um contador ativo para orientar as melhores práticas de gestão.