Passo a passo para abrir sua empresa
Empresários e empreendedores de primeira viagem costumam ter uma dúvida inicial em comum: como abrir uma empresa?
Ao pesquisar sobre o processo de formalização do negócio, é normal surgirem outras perguntas, como quanto tempo leva e o que é necessário para dar andamento à abertura da empresa.
Para descomplicar essas e outras questões, preparamos um guia para você tirar as ideias do papel e começar o seu negócio próprio sem medo.
Confira!
1- Contrate um contador
Independente da modalidade ou regime tributário, você vai precisar de um contador para abrir e manter a sua empresa em dia. Ele será o seu maior aliado na gestão e planejamento financeiro do negócio e irá te auxiliar nos próximos passos.
2- Defina a forma societária
O segundo passo é definir se a empresa terá um sócio ou mais. É importante destacar que para assumir esse papel, o indivíduo não pode ter pendências financeiras ou fiscais.
3- Escolha o nome
A definição do nome é uma etapa importante. De alguma forma ele deve expressar a principal atividade da empresa ou o propósito do negócio.
4- Defina a atividade
A atividade a ser desenvolvida e a forma como a empresa irá se relacionar com os clientes e fornecedores impactará diretamente nos impostos e contribuições que deverão ser recolhidos.
A decisão de criar um canal de venda pela internet (e-commerce) precisa também ser discutida nesse momento.
5- Escolha o endereço
É preciso ficar atento ao escolher o local. Existem zoneamentos residenciais, mistos e exclusivos para indústria. Alguns endereços comerciais podem receber escritórios, mas não fábricas. Essa decisão também pode pesar no momento da obtenção dos alvarás e licenças de funcionamento.
6- Planeje o capital social
Toda empresa deve nascer com um investimento inicial. Esse aporte deve prever os custos fixos até que ela comece a gerar sua própria receita. Siga as orientações do seu contador e garanta que o valor seja o suficiente para manter o funcionamento da empresa enquanto ela ainda não gerar grandes movimentações. Discuta o plano de negócio, seja claro e transparente. Quanto mais detalhes você compartilhar com seu contador melhor será a assessoria que você receberá.
7- Organize um sistema de gestão
Hoje, toda a relação com o governo acontece digitalmente. Ter um sistema capaz de organizar fluxo de caixa, emissões de notas fiscais e que, acima de tudo, mantenha o controle financeiro em ordem, é indispensável.
8- Tire um certificado digital
A empresa precisa ter um certificado digital ou e-CNPJ. Isso facilitará inúmeros processos e ainda dará mais segurança para a contabilidade. Também é interessante que o representante legal do negócio tenha um e-CPF. Não sabe como ter um? Falamos disso no blog (https://www.seteco.com.br/cinco-coisas-que-o-e-cnpj-faz-por-voce/).
9- Cuidado com serviços on-line e abertura de empresa gratuita
Esses sites além de usarem documentos padrões, não assumem responsabilidade pela orientação estratégica. Você não vai querer colocar em risco seu patrimônio pessoal e financeiro, não é mesmo? Ter uma empresa é assumir novas responsabilidades e o ato societário de constituição precisa ser muito bem discutido e entendido por todos os sócios. Exija atendimento de um contador devidamente habilitado.
10- Abre uma conta bancaria para a empresa
O maior problema que afeta a continuidade operacional da empresa é a confusão patrimonial. Você não deve misturar contas pessoais com contas da empresa. Seu CPF não se confunde com CNPJ, a sua conta é sua e a conta da empresa é da empresa. A transferência de recursos sem comprovação gera pagamento de impostos, por isso evite confusão. Para seu progresso é necessário ter ordem.
Quanto tempo leva?
Em São Paulo, o processo de abertura de empresas de serviços leva em média 5 dias. Quando a atividade for comercial ou industrial pode chegar a 30 dias, dependendo das exigências fiscais.
Do planejamento ao dia a dia fiscal
Quando falamos da importância do contador para a manutenção da empresa, nos referimos também a sua participação no planejamento estratégico que, quando bem feito, evita que o negócio se torne refém de bancos e até mesmo seu fechamento prematuro.
Ainda tem dúvidas de como abrir a sua empresa? Entre em contato com a Seteco, a contabilidade que simplifica a sua vida!