Atividades que muitas vezes se tornam corriqueiras no dia a dia, como a emissão de notas fiscais, podem gerar dúvidas frequentes aos empresários.
Pensando nisso, decidimos reunir aqui tudo o que é preciso saber para estabelecer uma gestão definitiva deste processo contábil. Confira!
1- Para que serve
A nota fiscal é um documento que comprova a compra, venda ou devolução de mercadorias e serviços, transferência de bens, doações, entre outras operações.
2- Nota Fiscal Eletrônica
Atualmente, todos os processos relativos ao governo ou Fisco acontecem em ambiente digital. Com a nota fiscal não seria diferente. A NF-e, como é chamada, substitui o documento em papel e é usada em operações de circulação de mercadorias, prestação de serviço de transporte ou entre outras partes.
A Nota Fiscal Eletrônica faz parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e é validada através do certificado digital ou e-CNPJ, tão importante para a segurança e organização da sua empresa em diversos momentos.
3- Quem precisa emitir
A consultoria de um contador é o melhor caminho para esclarecer essa dúvida. De forma geral, podemos dizer que emitir nota fiscal é obrigação de qualquer empresa que comercializa um produto ou serviço, a menos que seja isenta por lei.
Isso se aplica a qualquer tipo de empreendimento, seja microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), lucro real, presumido, Simples Nacional, MEI (em alguns casos) ou até mesmo pessoa física.
4- Benefícios da nota fiscal eletrônica
Além de diminuir a incidência de erros, a NF-e acaba com a necessidade de arquivos físicos e facilita a logística e o planejamento de envio e recebimento de mercadorias. Também amplia o controle fiscal com a possibilidade de intercâmbio e troca de informações entre os Fiscos.
5- Sistemas de gestão
Ter um sistema capaz de organizar o fluxo de caixa e notas é uma solução indispensável para manter a organização e agilidade no processo de emissão de notas fiscais.
Algumas empresas trabalham com emissores profissionais (gratuitos ou pagos) que possuem uma série de funções que facilitam a rotina empresarial. Existem também os softwares que armazenam as notas fiscais eletrônicas e garantem ainda mais sigilo e segurança, como o XML-e, da Asplan (http://site.asplan.com.br/xml-e/).
Esqueci de emitir a NF-e, e agora?
Caso você não emita as notas fiscais corretamente, corre o risco de ser penalizado com juros e multas. Por isso, o auxílio de um contador é importante. Com a ajuda deste profissional, dificilmente você perderá prazos ou terá problemas para emitir o documento.
Ele tem a expertise para te direcionar sobre qual é o tipo de nota que a sua empresa emite, dar todos os detalhes sobre o preenchimento, bem como alertar sobre os impostos e taxas que incidem no documento.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Seteco, a contabilidade do tamanho do seu negócio!