Nota fiscal eletrônica: a importância de validar informações
Emitir notas fiscais é a prova de que sua empresa se preocupa com a correta apuração dos tributos devidos ao governo, o que gera confiança para os fornecedores e clientes do seu negócio.
Além disso, as notas fiscais são a base de toda a contabilidade da empresa, sendo essenciais para mantê-la em dia. Como já falamos no blog, sua emissão é obrigatória. Empresas que descumprem essa regra podem ser enquadradas na legislação por crimes contra a ordem econômica e tributária.
Você sabia que antes de emitir o documento é importante validar todas as informações para evitar possíveis erros e problemas com o Fisco?
Atenção aos dados que entrega para o governo
O cumprimento de todas as normas relacionadas às notas fiscais são um requisito para se manter em regularidade junto à Fazenda e para a prevenção de situações ilegais com a Receita. É importante checar se as informações da nota estão de acordo com o tipo de produto ou serviço oferecido.
Erros ou omissões de valores
Engana-se quem acha que não emitir notas fiscais, falsificá-las ou omitir os valores passarão despercebidos. Muito pelo contrário. Essas práticas são ilegais, também conhecida como sonegação fiscal, e as consequências são severas.
Auditoria interna
Para evitar possíveis dores de cabeça, uma opção é fazer processos de auditoria durante a emissão de notas fiscais com o objetivo de eliminar todas as possibilidades de erro.
O contador do seu negócio deve estar ciente de todos os dados gerados nos processos de compra, venda e prestação de serviços, e por isso pode ajudar a implantar este sistema. Portanto, para orientar o empreendedor e cuidar da emissão das notas fiscais, é extremamente importante contar com uma consultoria contábil com tradição e confiabilidade no mercado.
Clientes da Seteco já passam por uma auditoria interna para validação do passo a passo da emissão de NF-e. Dúvidas? Entre em contato e entenda como funciona!