Neste período de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem ficar atentos, pois também podem precisar declarar.
Em entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Adriana Alcazar, nossa sócia, explicou o tema. Segundo ela, o empreendedor deve fazer uma boa gestão financeira ao longo do ano, emitindo todas as notas fiscais e guardando os comprovantes, ou correrá o risco de declarar valores indevidos e pagar mais imposto do que o necessário.
“É essencial emitir todas as notas fiscais, guardar comprovantes e registrar as movimentações corretamente. Apesar de a Receita permitir que o MEI use a conta bancária pessoal para movimentações da empresa, o uso misto pode dificultar a comprovação da origem dos recursos”, comenta.
Lembrando que os MEIs também têm uma obrigação com a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional como pessoa jurídica.
Em 2025, a pessoa física que obteve rendimentos tributáveis em valor superior a R$ 33.888,00 no ano passado deve fazer a declaração.
Caso precise de ajuda com o processo, a Seteco oferece serviços exclusivos relacionados ao IRPF para nossos clientes! Entre em contato conosco e saiba mais.