Foi um ano desafiador. Agora, mais do que nunca, é hora de definir o regime tributário de 2021. Qual devo adotar na minha empresa é a pergunta que todo empreendedor deve fazer.
Dezembro é o mês ideal para esse planejamento importante quanto ao regime de apuração do Imposto de Renda – IRPJ e da Contribuição Social – CSLL.
Fazer a escolha errada pode comprometer um ano inteiro e ainda refletir nas determinações do PIS e da Cofins.
Faça uma análise do regime tributário 2021
Como dissemos, dezembro é sempre um mês oportuno para fazer análises na empresa. Por exemplo, a adoção do regime de incidência do IRPJ e da CSLL no ano anterior que passou foi a mais correta?
Eventualmente pode-se chegar a conclusões como estas:
1) A empresa encerrou o ano com prejuízo fiscal
Isso significa que a empresa não precisaria ter pago IRPJ e CSLL. No entanto, no início do ano findo, a administração optou por efetuar os recolhimentos com base no regime de Lucro Presumido, ou seja, a partir da receita bruta e demais acréscimos.
Analisando o cenário, neste momento, constata-se que a opção adotada foi desfavorável e precisa ser revisada.
2) A administração da empresa optou pelo Lucro Real
Quando a administração da empresa, no início do ano findo, opta pelo regime de Lucro Real, determina que o IRPJ e a CSLL sejam pagos a partir do lucro contábil ajustado.
Neste momento, constata-se que a margem de lucratividade foi elevada, alcançando o patamar de 15%.
Caso a empresa tivesse adotado o regime de Lucro Presumido, poderia pagar o IRPJ sobre uma margem presumida de 8% e a CSLL sobre uma margem presumida de 12%.
Portanto conclui-se que a adoção do regime de Lucro Real não foi favorável e precisa ser revisada.
Simples Nacional nem sempre é a melhor opção
Importante reiterar que, em qualquer análise que se faça, deve sempre considerar os efeitos no IRPJ, CSLL, PIS e Cofins, pois o regime de apuração definido impactará diretamente na apuração destes tributos.
A opção pelo sistema de tributação Simples Nacional, nem sempre é a melhor alternativa, deve-se ficar muito atento a realidade de cada empresa.
O certo é que neste momento recai uma grande responsabilidade sobre a opção tributária da empresa.
Um eventual erro de avaliação pode comprometer significativamente a rentabilidade da empresa e, por conseguinte, o retorno dos sócios e acionistas.
Como este ano foi extremamente atípico, caso você deseje um planejamento tributário personalizado, com seu orçamento para 2021, consulte sua equipe de atendimento, que estamos prontos para atendê-los !
Faça sua solicitação em nossos canais de atendimento. No Portal de atendimento ou fale com nossa equipe.