A massagem é uma técnica milenar que ganha cada vez mais adeptos, seja para relaxar ou para tratamentos estéticos. Na mesma proporção, cresce a quantidade de pessoas interessadas em se aperfeiçoar na área e investir no negócio próprio.
E neste mercado aquecido, qualificar mais profissionais é fundamental. Aqui entra a História que Inspira do Cícero Mesquita, hoje à frente da associação Massagem Feita por Cegos.
A necessidade o levou fazer um curso de quick massage e começar a atender amigos e família. A iniciativa tomou uma proporção fora do comum. Além de precisar de funcionários, acabou abrindo uma associação e se tornou uma das poucas instituições no Brasil que qualifica massagistas cegos para o mercado de trabalho.
Da massagem nasce a Sereno Espaços Terapêuticos Ltda
A Sereno Espaços Terapêuticos Ltda foi aberta em 2006, quando já com uma equipe, Cícero levou o serviço a eventos e passou a oferecer cursos de Quiropraxia e Massoterapia.
Na ocasião, ele como voluntário na Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, voltada à educação para cegos. Em uma conversa com a Cecília Oka, na Laramara, surgiu a ideia de criar o projeto Serenidade do Toque, cujo objetivo era desenvolver habilidades para capacitar pessoas com deficiência visual para o mercado de trabalho, oferecido na Associação.
Nasce, então, a primeira turma de Massagem Feita por Cegos que, pouco tempo depois, acabou sendo considerado uma referência de método de ensino no setor.
A proposta do projeto Massagem Feita por Cegos é:
- quebrar preconceitos;
- abrir portas aos cegos;
- ser agente transformador para um mercado de trabalho mais ativo respeitoso;
- proporcionar qualidade de vida a quem não enxerga.
Massagem feita por Cegos alcança profissionais de cidades do interior
Em 2011, foi criado o primeiro curso interestadual, formando 18 pessoas com deficiência visual na cidade de Campos de Jordão.
Nesse mesmo ano, firmaram parceria com o Instituto Givaudan e com o locutor Silvio Luiz.
Iniciativas que se tornaram pontapé para outras ações conjuntas importantes, a exemplo da Fundação Dorina Nowill e o primeiro curso na Fundação. Depois com o CIEE – Centro Integração Empresa Escola, AACD, Teleton, Fundação Gol de Letra, SESCOOP e ABQV.
Sede própria ajuda ampliar atendimento
O projeto Massagem Feita por Cegos já é referência e se tornou um método de ensino na área da massagem.
Em números, são mais de 1000 formações e 5000 de eventos realizados, com milhares de vidas impactadas.
A sede própria, na Rua Dr. Thirso Martins, 130 – Vila Mariana, veio em 2021, ao mesmo tempo em que foi possível oficializar a Associação Massagem Feita por Cegos, um grupo de pioneiros com profissionais experientes no Terceiro Setor e especializados em pessoas com deficiência visual e na Massoterapia Inclusiva.
Capacitação que gera inclusão por meio da massagem
Um dos diferenciais da Associação Massagem Feita por Cegos está na formação e na capacitação de pessoas com deficiência visual para uma rápida inserção no mercado de trabalho.
Isso porque as aulas são focadas no tato, direcionadas a esse público. Justamente porque desejam uma vida mais inclusiva e querem trabalhar.
“Jovens e Adultos com deficiência visual no nosso dia a dia se capacitam para cuidar da sociedade que por muito tempo lhe cuidaram”
“Sem dispersão visual, o foco na massagem é muito maior e se torna um enorme diferencial para o novo massagista”, diz Cícero.
Consultoria contábil da Seteco fez toda a diferença
No meio do caminho, Cícero conheceu a Seteco, que prontamente abraçou a causa. A consultoria contábil e o planejamento financeiro fazem toda a diferença no fim do mês.
“É um trabalho pro bono que recebemos. Com a Seteco é tudo muito didático”, elogiou Cícero.
Em 2022, a equipe foi convidada para realizar “Um Dia de Massagem” para funcionários da Seteco.
A meta da associação é seguir formando o maior número de pessoas possível, chegar em outras capitais com o método e provocar mais engajamento com a causa.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Massagem Feito por Cegos.
Você também pode consultar esse artigo 5 estratégias para manter em dia a contabilidade da empresa, e contar com a ajuda sempre de contador.