A questão da Sucessão Empresarial foi o tema da conversa entre Márcia Alcazar, sócia da Seteco Consultoria Contábil, e do contador e especialista em auditoria contábil, Rogério Rokembach. Foi durante uma live no canal do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, em 26/1, em homenagem ao Dia do Empresário Contábil.
Márcia falou da paixão pela contabilidade e a sucessão familiar da Seteco Consultoria Contábil. Disse que a palavra sucessão está relacionada à continuidade, e que uma empresa é um ativo complexo e uma simbiose entre o dono e o seu sucessor.
A executiva comentou ainda que o principal problema de uma sucessão é quando esse movimento não é discutido.
Listou ao menos três medidas que podem mitigar uma trágica sucessão, colocando em risco uma empresa que levou anos para ser construída e reconhecida no mercado. Veja a seguir.
3 medidas para mitigar riscos a Sucessão Empresarial:
- Fazer acordo entre os sócios;
- Discutir regras de sucessão;
- Perguntar se os herdeiros querem seguir com o negócio.
Ainda em seu discurso, Márcia contou parte da trajetória da empresa.
Hoje estamos na terceira geração da empresa. Investimos muito em políticas de compliance e já conseguimos fazer a sucessão empresarial, com diretores e gestores operando em um modelo de negócio em constante evolução, diante da transformação digital do mercado.
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo a partir de 1:58:00.