A boa gestão na contabilidade para salão de beleza é tão importante quanto atender bem um cliente.
Afinal, se tem um setor sempre aquecido é o dos salões de beleza. Quem atua no ramo ou pensa em empreender e ter sucesso na área, a sugestão é fazer um bom planejamento financeiro, contábil e fiscal.
Um ponto importante a ser lembrado e considerado na hora de montar a empresa é a Lei do Salão Parceiro de 2016, o qual daremos mais detalhes neste post.
Contabilidade para salão de beleza
Antes de a gente falar mais sobre a importância dos serviços de contabilidade para salão de beleza, estudos do Sebrae mostram que, entre 2009 e 2016, mais de 600 mil CNPJs desse segmento entre MEIs e MEs/EPPs, foram responsáveis por cerca de 1,5% do orçamento médio das famílias brasileiras.
Isso comprova o aquecimento constante deste mercado, que qualifica cada vez mais profissionais e gera trabalho e renda no país.
Lei do Salão Parceiro
A Lei do Salão Parceiro assegura as relações contratuais entre os donos e os prestadores de serviços, no caso as manicures, podólogas, maquiadores, barbeiros, esteticistas, entre outros profissionais.
Por isso a lei é tão importante e merece atenção de quem investe na área. Outro benefício é que você, dono do negócio, não precisa mais arcar com o INSS e outros benefícios CLT, uma vez que os colaboradores podem trabalhar como MEI.
Com isso, os prestadores de serviços saem da informalidade e têm seus benefícios garantidos.
É vantagem para os dois lados: empresários oferecem a infraestrutura local, e os profissionais o talento da mão de obra.
Pontos importantes da contabilidade
Formalizar o negócio é a primeira ação que você, que pretende ingressar no ramo, precisa fazer. Converse com um contador e veja as opções tributárias mais interessantes para seu studio, centro de estética, barbearia, depilação, entre outro negócio que deseja abrir.
O Simples Nacional é uma das opções, com impostos mais em conta. Também é preciso ficar atento às licenças e autorizações que o ramo exige, e uma empresa contábil pode orientar.
Uma boa assessoria contábil tornam os processos menos burocráticos e você tem mais tempo para pensar em outras frentes, como um bom atendimento ao cliente e se qualificar em novas técnicas e procedimentos.
Dicas extras para gerir seu salão de beleza
Agora que você já sabe a importância de ter uma boa contabilidade para seu salão de beleza, veja algumas dicas extras:
- Faça parcerias;
- Invista em sua qualificação;
- Escolha bem o ponto;
- Descubra seu nicho de mercado;
- Aposte na experiência do cliente;
- Contrate um contador.
Temos certeza de que, seguindo esses passos, você terá uma boa contabilidade para seu salão de beleza.
E precisando,ja sabe: converse com a nossa equipe e formalize seu negócio. Você também pode baixar nosso Guia Completo para Abertura de Empresa no link abaixo.
Gostou desse conteúdo?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e orientações para a contabilidade e gestão da sua empresa.