Implantar um programa ou manual de compliance efetivo não é tarefa apenas para grandes companhias, mas uma prática de mercado obrigatória para aquelas que possuem interesse em participar de editais públicos ou atuar como fornecedoras de empresas de grande porte, devido às exigências contratuais.
Quando falamos deste assunto, nos referimos a “conformidade”. Adotar um programa ou manual de compliance significa agir de acordo com o previsto na lei e obedecer regras éticas e morais sem transgressões.
Antes de seguirmos com o post, saiba que a Seteco presta consultoria na área contábil para elaboração de padrões de conduta e manual interno que todos os funcionários podem consultar para colocar em prática a conformidade.
Fale conosco no chat no canto desta página ou pelo formulário abaixo do texto!
Independente do tamanho do seu negócio sua responsabilidade com o país não será menor. Por isso, listamos 5 dicas para você começar a adotar um programa de compliance e implementar de vez políticas anticorrupção na sua companhia:
1- Crie normas regulatórias de gestão
Em 2013, a Lei Anticorrupção colocou todas as empresas diante das mesmas exigências. Não importa o tamanho, passou a ser obrigatoriedade seguir o compliance como um conjunto de esforços para prevenir e combater atos ilícitos. Partindo desse princípio, é importante adotar padrões de conduta, código de ética, políticas e procedimentos internos.
2- Faça treinamentos e divulgue o programa de integridade
Inclua processos que assegurem a pronta interrupção de irregularidades e correção de danos e faça treinamentos regulares com a equipe e parceiros externos para que o programa seja aplicado no dia a dia.
3- Dedique-se
É fundamental que a alta administração da empresa se comprometa com a cultura de compliance. A liderança deve conduzir e inspirar todos os colaboradores a adotarem boas práticas.
4- Mapeie os riscos e faça monitoramentos e auditorias
Fazer mapeamentos de riscos focados em compliance e acompanhamento de processos críticos in loco também faz parte do programa, assim como análises individuais, em que pode ser verificado se o profissional está aderente aos valores e princípios éticos da empresa.
5- Tenha sempre registros contábeis confiáveis
Trabalhar com uma equipe de contabilidade ativa proporciona segurança em relação ao cumprimento de leis e prazos, além de garantir um respaldo financeiro. Eles serão os principais responsáveis por garantir que os registros contábeis estejam regularizados.
Companhias que possuem interação com órgãos públicos em sua atividade empresarial estão mais expostas a riscos, podendo ser investigadas, condenadas e serem alvo de processos. Não esqueça: programa de compliance é lei e também uma obrigação moral da empresa.
A Seteco conta um manual interno de práticas sadias que todos os funcionários podem consultar para colocar em prática a conformidade e ainda presta consultoria na área contábil para elaboração de padrões de conduta. Fale conosco no chat no canto desta página ou pelo formulário abaixo!