Os impactos da pandemia nas relações de trabalho e as obrigações das empresas em tempos de pandemia do coronavírus foram os assuntos da entrevista feita pela Rádio Jovem Pan, ao sócio-presidente da Seteco, Chapina Alcazar, no último sábado (11/4).
Na ocasião, Chapina comentou também sobre os impostos com vencimentos alterados e a prorrogação da declaração do imposto de renda de pessoas físicas 2020.
Segundo o presidente, o momento pede cautela tanto por parte dos empregadores quanto dos empregados, e de flexibilização no propósito da união.
“O Governo tem tentado flexibilizar em diversas frentes, mas poderia fazer ainda mais. Se a intervenção do Estado de São Paulo, por exemplo, não for reduzida, com todas as seguranças e proteções necessárias, vamos nos prevenir da doença do vírus, mas criar uma outra doença, que será a sobrevivência de trabalho, que é muito pior também”, disse Chapina.
Impostos com vencimentos alterados
Em relação aos impostos com vencimentos alterados, Federal, estaduais e municipais, Chapina reconhece a iniciativa do Governo em postergar algumas datas. E concorda que alguns fiquem em segundo plano, para que os empresários cumpram com a folha de pagamento de seus funcionários.
“Também esperamos que o Governo não cobre multas e libere as linhas de créditos para que os negócios possam continuar vivos”, complementa.
Imposto de renda deve ser feito com antecedência
Já sobre o adiamento do IRPF 2020, Chapina recomenda aos contribuintes para não deixarem para última hora a fim de evitar prejuízos.
Confira a entrevista abaixo.