Empreendedores de primeira viagem costumam ter uma dúvida em comum: como começar e regularizar um negócio? Quando falamos sobre como abrir uma startup, a preocupação é ainda maior com detalhes que envolvem impostos e enquadramentos tributários, pois a empresa é embrionária e seu sucesso também depende da evolução financeira.
Em abril deste ano, o governo criou o Inova Simples, um regime especial simplificado que concede às startups ou empresas de inovação um tratamento diferenciado da Receita Federal.
A nova modalidade chega para incentivar a criação de novas startups no Brasil, já que um dos maiores entraves dos empreendedores ainda é a burocracia exigida pelo governo. Entre outros avanços, o processo de abertura e fechamento do negócio será mais simples, mas a startup não poderá optar pela sistemática de recolhimento mensal fixo prevista para o MEI.
Apesar da novidade, ainda existem processos obrigatórios para a abertura de um negócio nestes moldes, assim como para as demais empresas brasileiras.
Em todas as etapas é imprescindível contar com o auxílio de um contador especializado. Fale com a Seteco e receba todas as orientações necessárias para abrir uma startup sem dor de cabeça!
Como abrir uma startup: passo a passo
1- Contrate um contador
Independente da modalidade ou regime tributário, você vai precisar de um contador para abrir e manter a sua empresa em dia. Ele será o seu maior aliado na gestão e planejamento financeiro do negócio e irá te auxiliar nos próximos passos.
2- Defina a forma societária
O segundo passo é definir se a empresa terá um sócio ou mais. É importante destacar que para assumir esse papel, o indivíduo não pode ter pendências financeiras ou fiscais.
3- Escolha o nome
A definição do nome é uma etapa importante. É recomendável que ele expresse a principal atividade da empresa ou o propósito do negócio.
4- Defina a atividade
A atividade a ser desenvolvida e a forma como a empresa irá se relacionar com os clientes e fornecedores impactará diretamente nos impostos e contribuições que deverão ser recolhidos. A decisão de criar um e-commerce também precisa ser discutida nesse momento.
5- Planeje o capital social
Dica de ouro para as startups: todo negócio deve nascer com um investimento inicial. Esse aporte deve prever os custos fixos até que a empresa comece a gerar sua própria receita. Siga as orientações do seu contador e garanta que o valor seja o suficiente para manter o funcionamento enquanto ela ainda não gerar grandes movimentações. Discuta o plano de negócio, seja claro e transparente. Quanto mais detalhes você compartilhar com seu contador melhor será a assessoria que você receberá.
É importante manter o controle financeiro da empresa em ordem através de um sistema de gestão bem estruturado, independente da atividade e tamanho da startup. Definir o local de atuação de forma estratégica e obter um certificado digital também são medidas que precisam de atenção.
Apesar das facilitações que o Inova Simples deve trazer para o processo de abertura de startups, a contratação de profissionais de contabilidade devidamente habilitados faz toda a diferença no momento do planejamento estratégico e análise de oportunidades de novos investidores, além de evitar que a startup se torne refém de bancos e até mesmo seu fechamento prematuro.