Já pensou em aumentar o faturamento sem correr muitos riscos? Ou diversificar o seu negócio e alavancar as vendas sem precisar investir muito? A venda consignada é uma das melhores estratégias para o empreendedor varejista em ambos os casos.
Na prática funciona como uma parceria estratégica em que uma empresa deixa os seus produtos consignados em outra companhia para que esta efetue a venda das suas mercadorias sem precisar pagar pelo que não for vendido.
Se todas as mercadorias forem vendidas, a empresa que ficou responsável pela venda consignada repassa o valor acordado.
Já os produtos que não forem vendidos devem voltar para o fornecedor. Nesse caso, é dele a liberdade de fazer o que quiser. Ou seja, é preciso devolver o que restou e pagar apenas o que foi comercializado, pelo valor combinado.
Dúvidas de como implementar novos procedimento de vendas e modelos de negócio na sua empresa? Nossos contadores são especializados em diversos segmentos e podem te auxiliar a encontrar o melhor caminho para o sucesso do seu empreendimento! Fale conosco.
Venda consignada: benefícios para quem fornece
Para quem coloca os produtos em consignação, o essencial é ter a chance de vender mais e espalhar sua mercadoria em diferentes locais, entre outras vantagens, como:
- Aumentar o alcance de seus produtos consignados para venda que são vistos por um público maior
- Contatar novos clientes que passam a conhecer seus produtos
- Aumentar as vendas.
Venda consignada: benefícios para quem vende
Para quem vende, essa é mais uma forma de ganhar mais dinheiro e adequar o negócio à conveniência e à demanda de seu público-alvo. Confira outras vantagens:
- Oportunidade de oferecer produtos diferentes no comércio
- Redução de gastos com estoques
- Produtos que não tiveram saída voltam para o fornecedor.
É importante que o acerto com o fornecedor seja feito com data marcada e que na ocasião seja repassado a ele a receita correspondente à quantidade de itens vendidos e descontado desse montante sua respectiva comissão.
A estratégia de venda consignada melhora o fluxo de caixa, permite testar novos produtos ou canais de venda e diversifica o cliente que procura o seu negócio. Tudo a um custo baixo e com retorno praticamente garantido, por isso é amplamente utilizada por quem deseja melhorar o faturamento à médio prazo.
Um contador é o profissional ideal para prestar consultoria neste processo. Além de fazer todos os cálculos necessários para garantir o cumprimento do contrato, ele é capaz de direcionar o empresário para os melhores fornecedores, além de auxiliar na precificação dos produtos.