A gestão eficiente de custos e despesas é uma das maiores responsáveis pelo grau de competitividade de uma organização.
Pensando nisso, para obter melhores resultados e margens positivas mensalmente, o empresário deve ficar atento ao controle de gastos.
Para saber se está no caminho certo, basta pensar nas respostas das seguintes questões:
- Qual é a capacidade ociosa da sua empresa?
- É possível otimizar algum processo produtivo?
- Qual é seu custo fixo?
- Qual é a sua margem de contribuição?
Se você tem dúvidas ou não conseguiu responder estas perguntas é porque há o que melhorar no seu processo produtivo e é preciso implementar um sistema de gestão de custos rígido na companhia. Somente assim é possível ter real noção dos gastos e entender para onde é necessário desenvolver melhores estratégias.
No blog, já falamos sobre a importância de contratar profissionais de contabilidade para ajudar a alavancar sua pequena e média empresa. Neste contexto, também é importante lembrar o papel fundamental do contador e suas ferramentas de análise.
Um profissional especializado é capaz de direcionar o empresário para os focos de gastos, além de prestar consultorias sobre como otimizar os processos internos e relacionados a fornecedores.
Independente do tamanho do negócio, empresas que buscam se manter na liderança em seus segmentos ou otimizar suas margens de lucro precisam estar preparadas para cenários incertos da economia ou a possibilidade de aumento de demanda a qualquer momento, por isso devem estruturar uma gestão empresarial baseada nos cuidados com custos gerais.
Ficou com dúvida? A Seteco conta com um time de contadores para prestar consultoria e ajudar os clientes a entender quais as necessidades de gestão do seu negócio! #faleconosco