Como a Seteco idealizou o seguro de responsabilidade civil para contadores
ioneira no mercado, em 1989, a Seteco foi a empresa de contabilidade a contar com a apólice de número 001 do seguro de responsabilidade civil para contadores. E isso revolucionou o mercado.
Naquela época, muitos duvidavam que a contabilidade terceirizada teria futuro por conta dos prazos enxutos dos impostos do Plano Collor. Foi então que José Maria Chapina Alcazar, sócio-fundador e diretor presidente da Seteco, sugeriu para uma grande seguradora o modelo de apólice para o segmento contábil.
Sua ideia possibilitou que as empresas contábeis operassem com mais segurança. Contratar um seguro de responsabilidade civil profissional passou a ser uma forma de minimizar os riscos e danos em um trabalho que envolve o gerenciamento de informações tão estratégicas.
“Sempre zelamos pela excelência nos processos, mas o grande volume de dados tratados diariamente e as diversas etapas que exigem plena atenção do profissional aumentam o risco do negócio. Vimos no seguro de responsabilidade profissional uma garantia de segurança extra e uma forma de reforçar nossa preocupação em manter a confiança do cliente”, explica José Maria Chapina Alcazar, sócio-fundador e diretor presidente da Seteco.
Os benefícios desse tipo de ápolice não param por aí. Na prática, a proteção do seguro vai muito além. Listamos alguns deles abaixo:
– Reparação de danos
Uma das funções do seguro é reparar para o cliente danos gerados por eventuais falhas nos serviços, como erros de cálculo, perda de prazos e furtos de documentos que acabam gerando multas.
– Honorários retidos
Caso um cliente resolva reter o pagamento dos honorários devidos até que uma determinada situação seja resolvida, ou mesmo que você desista de acioná-lo na justiça e abra mão de recebê-los, o seguro compensa o prejuízo.
– Atos de colaboradores
Mesmo com todo o investimento em treinamento, é importante se precaver da possibilidade de algum colaborador, de forma intencional, prejudicar seu cliente gerando obrigações de reparação. Nestes casos, o seguro faz os ressarcimentos e indenizações necessários para manter sua empresa e imagem preservados.
– Despesas extras
A proteção livra o escritório de contabilidade de eventuais perdas financeiras, despesas judiciais e honorários advocatícios, o que pode comprometer o caixa e a continuidade no mercado.
Há 29 anos, quando a Seteco inovou ao contratar a apólice de seguro de responsabilidade civil profissional, os benefícios já faziam diferença na proteção ao trabalho do contador. Com o passar do tempo, as corretoras passaram a oferecer outras modalidades de apólices que se adaptam a escritórios contábeis das mais diversas realidades, de acordo com o seu faturamento anual.
Por falar em faturamento, trata-se de um item importante da nossa próxima discussão aqui no blog, quando falaremos sobre o processo de abertura de empresas e enquadramento em regimes tributários.