Como pagar menos imposto dentro da lei? A resposta está em pensar na elaboração do seu planejamento tributário, algo sempre importante para qualquer negócio.
O trabalho do contador, mais uma vez, é decisivo nesta etapa que pode garantir a saúde financeira da sua empresa. Este é o momento de reavaliar o enquadramento no Fisco, as possibilidades de reduzir as cargas fiscais e tributárias dentro da lei, entre outras medidas.
Pensando nisso, listamos alguns pontos que devem sempre ser considerados durante o seu planejamento tributário. Confira:
Projete cenários para seu negócio
É necessário desenvolver análises comparativas considerando o comportamento histórico de seus negócios e as expectativas em relação ao novo ano que irá iniciar.
Considere no mínimo três cenários: otimista (crescimento em relação ao ano anterior), moderado (manutenção do mesmo volume de negócios) e pessimista (redução impactada por crise ou dificuldade de crescimento).
Compare os regimes tributários
Quando falamos de regimes tributários, um dos mais adotados por micro pequenas empresas é o Simples Nacional. Ele contempla empresas com receita bruta anual de R$ 4,8 milhões em 2018 e é mais simplificado que os demais, mas nem sempre é o mais adequado em termos de economia tributaria.
Outras opções são o Lucro Presumido e o Lucro Real. No primeiro, como o próprio nome diz, as margens de lucro são presumidas (32% para atividades de prestação de serviços e 8% para as comerciais). Já no Lucro Real, a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei.
No Portal do Empreendedor, você encontra todos os detalhes e dúvidas frequentes sobre o regime.
Consulte sempre os valores atualizados no Portal do Empreendedor.
Conte com um contador devidamente habilitado para analisar cada cenário em todos os modelos de tributação possíveis.
Não existe conclusão padrão, cada caso é único e depende principalmente de fatores como:
– perfil e localização de clientes e fornecedores (participantes)
– produtos e suas classificações fiscais
– operações fiscais
– preponderância de atividade (comércio, serviço e indústria) e sua forma de atuação (tradicional ou digital como e-commerce)
– custos com pessoal.
Impacto no fluxo de caixa
O regime de tributação impacta diretamente no caixa.
Com o Simples Nacional você ganha 20 dias de prazo para pagamento. No Lucro Real você ganha 25 dias pra pagar o PIS e a Cofins e 30 dias de prazo pra pagar o imposto de renda e contribuição social. Já no Lucro Presumido ou no Lucro Real Trimestral você ganha até 90 dias pra pagar, pois pode-se dividir o imposto de renda e a contribuição em até 3 parcelas corrigidas pela Selic.
O Lucro Real suspensão/redução embora tecnicamente seja o mais complexo é o mais justo para quem tem recorrência de prejuízo ou apresenta sazonalidade nas vendas.
O certo é que quanto maior for a empresa e mais complexa a sua atividade (vários tipos de produtos e serviços), mais complexo será o planejamento e demandará mais do contador. Caso este serviço seja terceirizado, é importante que você e a contabilidade tenham um canal direto de contato e alinhem bem os objetivos do negócio. Envolva sempre o contador nas decisões estratégicas.
A Seteco valoriza o atendimento personalizado e por isso, garante equipe qualificada, para entender sua necessidade simplificar a sua vida e preservar os seus interesses – FALE CONOSCO!.
Gostou desse conteúdo?
Deixe seu e-mail e receba nossas dicas e orientações para a contabilidade e gestão da sua empresa.