Estar preparado para enfrentar momentos de crise é fundamental para manter planos e conquistar metas. Organizar a contabilidade da empresa é uma necessidade, que traz uma série de vantagens.
Uma delas é conseguir linhas de créditos para uma emergência, seja para o pagamento de dívidas, seja para os salários dos funcionários. Quem nunca precisou, não é? Além disso, uma contabilidade em ordem traz maior controle financeiro e segurança jurídica.
Veja a seguir outras cinco estratégias para você mandar bem na contabilidade da empresa.
1. Separe as contas pessoais da conta jurídica
Parece batido falar isso, mas ainda tem muita empresa, especialmente os microempreendedores individuais e pequenos empresários, que misturam as despesas domésticas com as contas da pessoa jurídica.
A primeira dica é encontrar a melhor forma de organização. Pode ser em pastas de plásticos, daquelas encontradas em qualquer papelaria, planilhas e arquivos no computador, aplicativos em nuvem ou no celular. O que vale é que as informações importantes sejam de fácil acesso para quando for preciso.
2. Conte com um consultor especializado
Ter um profissional contábil à disposição é uma mão na roda. Primeiro porque eles são especialistas no assunto. Segundo, porque estão sempre atentos aos impostos e às taxas que devem ser pagos, datas de vencimentos e acompanham as mudanças repentinas que ocorrem a todo o instante nos governos municipais, estaduais e federal.
Além do que ainda pode ser grandes aliados na prevenção de fraudes. Uma consultoria contábil impacta diretamente nos resultados e no sucesso da empresa.
3. Automatize os serviços
Outra estratégia que ajuda bastante a manter a contabilidade em dia é ter um software de gestão contábil. Nele, é possível organizar não só todas as contas das empresas, fiscal e corporativa, mas também pagamento dos funcionários, gerar boletos, estoque, compras, contas a pagar e a receber.
Algumas empresas especializadas no assunto oferecem, inclusive, sistemas em nuvens, de modo que seja possível acessar as informações mesmo fora da empresa e pelo celular.
4. Faça análises constantes
Uma boa gestão contábil também requer análises periódicas. Especialmente em tempos de crise, quando é necessário enxugar custos. Quando se tem a visão clara do negócio, fica menos complicado saber onde dá para cortar e se há a real necessidade de recorrer a créditos no mercado. Nessa hora, vale pedir ajuda a seu contador!
5. Negocie prazos e valores
Ninguém está livre de dívidas. Claro que ter um bom planejamento financeiro é a chave para todo negócio prosperar e a recomendação de sempre. Para quando as coisas saírem do eixo, é possível:
- Negociar prazo e valores;
- Avaliar as melhores taxas de empréstimos no mercado e as mais vantajosas a médio e longo prazos;
- Enxugar custos;
- Renegociar dívidas.
As vantagens de organizar a contabilidade da empresa são inúmeras, como ter maior controle financeiro, segurança jurídica, obtenção de créditos e uma cultura clara de resultados. Cabe ao empreendedor avaliar o que é melhor naquele momento para manter o barco navegando sem o risco de naufrágios.
Então, esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais e ajude um amigo.
A Seteco conta com uma equipe de profissionais feras que podem ajudar a sua empresa.
Qualquer dúvida ou necessidade, fale com nosso atendimento ou entre em contato!
Telefone e WhatsApp: +55 11 3500 3500
E-mail: falecom@seteco.com.br