5 dicas para previnir autuações fiscais na empresa
Andar na linha é a melhor solução para garantir que a companhia não sofra penalidades, nem receba multas que peguem o caixa da organização de surpresa. Por isso, nunca é demais gerenciar os riscos e antever as possibilidades de autuações do Fisco.
Pensando nisso, listamos 5 dicas para você evitar penalidades da Receita Federal e outros órgãos do governo. Confira!
1- Emita corretamente os documentos fiscais
Cometer erros ou omitir informações durante a emissão de notas fiscais e outros documentos pode ser uma armadilha. Avalie se os dados estão coerentes. O Fisco pode checar todas as informações cadastradas pela companhia nos diversos sistemas relacionados às esferas de governo.
2- Tenha uma gestão fiscal eficiente
Boas práticas de gerenciamento ajudam a seguir as normas tributárias e evitam preocupações desnecessárias. Hoje, a tecnologia é uma ferramenta que ajuda a garantir a qualidade deste processo por meio de softwares especializados em controlar, armazenar e rastrear o envio de notas fiscais de mercadorias e de serviços, por exemplo. A Asplan oferece alguns deles: https://asplan.com.br/.
3- Faça auditorias preventivas
Promover auditorias internas com frequência ajudam a analisar o andamento das atividades contábeis, trabalhistas e fiscais, e garantem que a gestão seja realizada corretamente. A prática ainda pode identificar possíveis problemas que possam ser causas de autuações e prejudicar a empresa.
4- Mantenha a equipe atualizada com as mudanças legais
Como a legislação fiscal e tributária muda com muita frequência, convém manter o time sempre treinado e atualizado sobre tudo que diz respeito ao assunto.
5- Tenha uma assessoria contábil ativa
Contador da área fiscal não perde prazos, por isso é o profissional ideal para te orientar sobre práticas de gestão deste segmento. É importante levar em consideração todas as suas orientações para que o trabalho tenha resultado positivo. Além disso, ele pode ser o responsável por validar todas as obrigações da empresa relacionadas ao Fisco e dar todo o suporte que a organização precisa para se manter legalizada.
Montar uma agenda tributária também pode te ajudar a acompanhar os prazos das obrigações fiscais e se planejar para munir o contador dos documentos necessários.
Fique atento! Autuações fiscais podem afetar um negócio de diversas maneiras: do seu crescimento à suspensão ou encerramento das atividades. Por isso é tão importante contar com uma equipe de contadores qualificada e especializada no seu negócio. Ela será capaz de acompanhar as particularidades do segmento perante a lei e, através de estratégias eficientes, irá impedir prejuízos ou transtornos e garantir a regularidade da sua empresa.
Dúvidas? Fale conosco. A Seteco atende inúmeras áreas e conta com profissionais atualizados para atender sua companhia de forma personalizada!