5 cuidados para qualificar fornecedores
Garantir a idoneidade dos fornecedores do seu negócio é de extrema importância para manter uma relação saudável com clientes e órgãos do governo.
Isso não apenas evita problemas como descumprimento de prazos e entrega de produtos, mas também ajuda a precaver futuras dores de cabeça com a Receita Federal.
Abaixo, listamos alguns dos principais pontos que merecem atenção ao contratar serviços ou adquirir produtos com terceiros:
1- A inscrição estadual está ativa?
Vale checar se o registro da empresa no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual está regularizado.
2- O fornecedor está enquadrado corretamente?
É importante verificar se as atividades e o tamanho da companhia estão de acordo com o regime tributário em que ela está inserida.
3- A tributação dos produtos está certa?
A classificação dos produtos e serviços deve ser feita de acordo com os critérios da Receita Federal para evitar futuras penalidades que podem atingir a sua empresa.
4- Tratamento das retenções fonte
Também vale checar se o fornecedor faz as suas retenções da forma correta, de acordo com o seu enquadramento.
5- Contratação de serviços de outros municípios
Atenção às regras fiscais de cada cidade! Uma saída comum é o fornecedor se cadastrar na Prefeitura de São Paulo para não arcar com o ISS de mais de um município.
A qualificação de fornecedores é uma das ações estratégicas mais importantes nas organizações. Afinal, esses profissionais influenciam diretamente na rotina, nos resultados e na qualidade de entrega de uma organização e, por isso, precisam estar bem alinhados.
Cada segmento de atuação pode ter critérios específicos de qualificação de serviços que levam em consideração diversos fatores técnicos. O objetivo é melhorar ainda mais os processos e cultivar a reputação da empresa diante do mercado e do Fisco.
Criar um esquema interno para qualificar cada fornecedor antes de fechar a contratação é uma boa opção. Para isso, é importante contar com o suporte de uma equipe de contabilidade especializada.
A Seteco conta com profissionais ativos que podem estabelecer os melhores critérios a serem observados e quais pontos são de extrema importância para não colocar em risco a saúde fiscal do seu negócio!